13510832_547441478775214_263532411027666927_n

Quando a banda paulista Maestrick surgiu com seu primeiro disco, “Unpuzzle”, datado de 2011, já se tinha a convicção de estarmos diante de uma banda especial.

O álbum colecionou excelentes resenhas, tanto no Brasil quanto no exterior, sendo um dos grandes lançamentos do Rock/Metal Progressivo nacional desta década. E, mesmo após cinco anos de lançado, ainda continua a atrair novos fãs e a atenção da mídia para o trio.

E Fabio Caldeira (vocal e piano), Renato “Montanha” Somera (baixo e vocal) e Heitor Matos (bateria e percussão), nos brindam agora com outro grande petardo, o EP de Covers “The Trick Side Of Some Songs”, que presta uma homenagem a grandes bandas do passado, como Queen, The Beatles, Jethro Tull, Rainbow, Yes e Pink Floyd.

 

O mais louvável de tudo é que o Maestrick conseguiu unir a sonoridade consagrada destes gigantes e, sem descaracterizar as melodias originais, trazer as mesmas para uma roupagem mais atual.

Não há como destacar uma faixa em especial, pois todas brilham sozinhas, seja o medley inteligente do Yes, as duas e antagônicas músicas do Queen (e muito bem escolhidas, fugindo do óbvio) e suas inusitadas vocalizações, a suprema Aqualung do Jethro Tull e a ótima versão de While My Guitar Gently Weeps dos Beatles, que proporcionou belos solos de guitarra, beiram a perfeição. E ainda temos aqui a bônus Track “Rainbow Eyes (que foi transformada em vídeo). Sem contar a “versão” de Near-Brain Damage, que na verdade é uma pequena introdução com letra da própria banda.

 

O desempenho dos músicos aqui é impecável, sem qualquer tipo de critica. Mas seria injusto deixar de mencionar o soberbo trabalho de Fabio nas vozes, pois conseguir tal nível de desempenho tendo que cantar músicas de artistas do nível de um Freddie Mercury, Os Anderson’s Brothers (i’m just joking, folks) Ian e Jon, George Harrison e Dio, com toda certeza não é tarefa para qualquer um.

 

“The Trick Side Of Some Songs” é uma amostra que, mesmo um disco somente de covers pode ser tão original e importante quanto alguns álbuns de inéditas. Mas isso somente é possível quando, obviamente, o potencial da banda é muito acima do lugar comum. E esse é o caso do Maestrick, que com toda certeza logo estará brindando seus fãs com um novo disco, que fatalmente irá alçá-los ao seu devido e merecido lugar…

Nota: 9,0

Formação:

Fabio Caldeira (vocal e piano)

Renato “Montanha” Somera (baixo e vocal)

Heitor Matos (bateria e percussão)

Guitarras gravadas por Rubinho Silva

8 Faixas – 40:13

Tracklist:

1- Near-Brain Damage

2- Yes, It’s a Medley!

3- The Ogre Fellers Master March – Part I: The Battle

4- The Ogre Fellers Master March – Part II: The Fairy and The Black Queen

5- Aqualung

6- While My Guitar Gently Weeps

7- Near-Brain Damage (Reprise)

8- Rainbow Eyes (Bonus Track)