653_Otep_RGB

O Otep está na ativa desde 2000, e desde então já havia lançado seis discos, sendo o ultimo “Hydra”, no ano de 2013. E eis que agora em 2016 surge o sétimo petardo da banda americana “Generation Doom”, que mantém o nível já encontrado nos discos anteriores.

A sonoridade da banda continua bastante enraizada no New Metal, com certas particularidades encontradas em quase todas as bandas americanas do estilo. Com isso podemos ouvir facilmente trechos de Nu Metal e até alguns resquícios de Hip-Hop/Rap em determinadas canções. Ou seja, tudo que causa ojeriza na grande maioria dos puristas.

O grande trunfo da banda é justamente seu grande problema. Todas as músicas são guiadas pela vocalista Otep Shamaya. Ou seja, não espere ouvir solos, riffs inspirados ou muitas variações nas músicas, tudo parece um simples som de fundo para as vocalizações da cantora, que muitas vezes parece uma versão feminina de Mike Patton (antes que surjam tochas e forcados, não estou comparando história nem qualidade).

E aqui temos as tradicionais músicas “a Lot of Fucks” como “Zero”, Feeding Frenzy” e a pesada faixa-título “Generation Doom’. Temos também a blasfema “God is a Gun” (you’re just a myth/ you don’t exist) e a explicitamente sexual “Equal Rights, Equal Lefts” ( com o meigo trecho “I’ll always get more pussy than you”).

 

Algumas faixas se sobressaem, principalmente quando acrescentam mais melodia e variações durante sua execução, como em “In Cold Blood”, “No Color” e “Lie”, sendo que essas faixas possuem forte apelo comercial. Também temos aqui o cover do Lorde, “Royals”, que não trouxe grande novidade em sua execução, e “Lords of War” possui os tradicionais breakdowns em seu refrão.”On the Shore” encerra o álbum de forma mais calma, de certa forma parecido com o que o Walls of Jericho fez em seu mais recente disco.

 

Enfim, “Generation Doom” não irá mudar a opinião já formada de quem conhece o (a) Otep. Alguns continuaram considerando genial, enquanto outros continuaram dando de ombros e achando irrelevante. Tudo é uma simples questão de ponto de vista…

 

Nota:7,5

Formação:

Otep Shamaya – vocais

Ari Mihalopoulos – guitarra

Corey Wolford – baixo

Justin Kier – bateria

 

12 Faixas- 55:01

Tracklist:

01.Zero
02.Feeding Frenzy
03. Lords Of War
04. Royals (LORDE cover)
05. In Cold Blood
06. Down
07. God Is A Gun
08. Equal Rights, Equal Lefts
09. No Color
10. Lie
11. Generation Doom
12. On The Shore
Band Photo 2