VoiVoid_PostSocietyEP

Mais de três décadas de carreira não é para qualquer um, e ainda demonstrando tal vigor e força, como os apresentados neste EP “Post Society”, fica claro que o Voivod é uma banda especial.

Tendo sofrido, em todo esse tempo, com muitos problemas, mudanças de formação, a morte do guitarrista original Denis “Piggy” D’Amour em 2005, o que inclusive acabou por criar um pequeno hiato na carreira da banda. Mas os canadenses souberam se reerguer, ao lançarem o bom “Target Earth” (2013), e consolidam esse momento com este registro.

 

Composto de 5 faixas, onde o estilo tradicional do Voivod está presente, “Post Society” é a apresentação do novo membro da banda, o baixista “Dominic “Rocky” Laroche”, e é um aperitivo para o provável álbum completo que deve pintar ainda neste ano de 2016. Aperitivo que quase pode-se considerar uma refeição completa, visto a qualidade do material apresentado.

 

“Post Society” começa com a faixa-título, que parece destilar caos durante sua execução, pois se trata de uma música pesada, com riffs inspirados, bem ao estilo Voivod. “Forever Mountain” mantém o clima de pesadelo sonoro, seja nos vocais de Snake quanto no instrumental pesadíssimo, mas que não deixa de possuir algumas partes mais melódicas. “Fall” começa de forma calma, mas que depois tem umas nuances meio Megadeth, até mesmo no vocal, e “We are Connected” mantém a uniformidade de “Post Society”, peso, variações no instrumental e aquele clima de fim da humanidade. E chegamos a última faixa do EP, o cover do Hawkwind “Silver Machine”, que na versão do Voivod ficou muito legal, até com um forte acento comercial (se comparada as faixas anteriores), uma justa homenagem ao mestre Lemmy.

 

Sou contrário a opinião de que somente as bandas clássicas têm seu valor, e que as bandas novas não têm a mesma importância, ou que são meras cópias. Existem centenas de bandas recentes que são sensacionais, e merecem toda nossa atenção. Mas no caso do Voivod, dá para usar a expressão “Panela velha é que faz comida boa” sem medo de errar…

Nota: 8,5

Formação:

Denis “Snake” Belanger – Vocais

Daniel “Chewy” Mongrain – Guitarra

Dominic “Rocky” Laroche – Baixo

Michel “Away” Langevin – Bateria

5 Faixas – 30:34

Tracklist:

  1. Post Society (06:17)
  2. Forever Mountain (05:12)
  3. Fall (06:42)
  4. We Are Connected (07:26)
  5. Silver Machine (04:48)

 

Voivod