Tags

, , , ,

Hoje em dia, existem listagens para tudo que você for imaginar, então esta será somente mais uma delas, e talvez uma das mais complicadas. Afinal de contas, como listar somente 5 bandas que mais se destacaram em toda uma década? Não é uma listagem oficial, e sim somente os grupos da época que tiveram um impacto maior em minha vida. Todo mundo tem a sua lista, e seria interessante saber o que cada um pensa e considera como os “Top Five”. Toda semana estarei postando essa “pequena opinião”, simples e puramente pessoal. Aqui estão, para mim, as cinco grandes bandas dos anos 60:

1º – The Beatles – Deveria estar fora de qualquer lista, afinal, é quase uma unaminidade. Que outra banda, em apenas  7 anos, lança, entre discos e trilhas sonoras, 13 discos, sem contar um sem fim de Singles de grande sucesso. Sua música, mesmo quase 50 anos depois, continua a influenciar muita gente, e será eternamente relevante no cenário musical. Daqui a 20 anos, provavelmente ainda ouviremos dizer que os Beatles foram a maior banda do mundo.

Discografia na época: Please Please Me, álbum originalmente lançado em 1963, With the Beatles, álbum originalmente lançado em 1963, A Hard Day´s Night, álbum originalmente lançado em 1964, Beatles For Sale, álbum originalmente lançado em 1964, Help!, álbum lançado originalmente em 1965, Rubber Soul, álbum lançado originalmente em 1965, Revolver, álbum lançado originalmente em 1966, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, álbum lançado originalmente em 1967, Magical Mystery Tour, álbum lançado  em 1967, The Beatles ou Álbum Branco, álbum lançado originalmente em 1968, Yellow Submarine, álbum lançado originalmente em 1968, Abbey Road, álbum lançado originalmente em 1969, Let It Be, álbum lançado originalmente em 1970, porém gravado em 1969.

2º – The Jimi Hendrix Experience: Teve uma carreira efêmera, lançando somente três discos oficiais e morrendo muito jovem, aos 27 anos de idade. Mesmo assim, influênciou um número sem fim de guitarristas e deixou grandes clássicos na memória de quem aprecia a boa música, como Foxy Lady, Maniac Depression, Purple Haze, Spanish Castle Magic, Hey Joe (composta originalmente por Billy Roberts), Voodoo Child entre tantas outras.

Discografia na época: Are You Experienced (1967), Axis: Bold as Love (1967), Electric Ladyland (1968)

3º – Led Zeppelin – Uma das poucas bandas que devem aparecer em mais de uma lista, afinal de contas, mesmo tendo “estourado” de vez com os discos lançados nos anos 70, foi em seus dois primeiros discos que a banda apareceu para o mundo, e de forma arrebatadora. O Zeppelin levou a música para um novo caminho, mais forte, mais pesado. O Hard e mesmo o Heavy Metal devem muito ao Led Zeppelin.

Discografia na época: Led Zeppelin (1969) e Led Zeppelin II (1969)

4º – The Who – Junte 4 músicos com desejo de fazer algo diferente, com toda certeza meio malucos, em comparação com a disciplina dos Beatles e dos demais bandas inglesas, mas com um grande talento para composição, e temos uma banda que marcou história: The Who. No inicio soavam meio como uma cópia das demais, mas aos poucos foram aperfeiçoando seu som, até alcançar o status de grande banda, que marcou gerações e ainda fazendo shows esporádicos pelo mundo, apesar dos quase 5o anos de existência.

Discografia na época: My Generation  (1965), A Quick One (1966), The Who Sell Out (1967) e Tommy (1969)

5º Pink FLoyd – Outro grupo que deve aparecer nos melhores dos anos 70, que foram os anos áureos da Banda Inglesa. Mas seus primeiros registros entram para a história da música, pela completa imersão no mundo da psicodelia, que avançava rapidamente na segunda metade dos anos 60. Mesmo hoje em dia, é dificil compreender completamente o intricado e viajante som do Pink Floyd, capitaneado pelo seu líder (na época) e igualmente “viajão” Sid Barret.

Discografia na época: The Piper at the Gates of Dawn (1967), A Saucerful of Secrets (1968), More (1969) e Ummagumma (1969)